domingo, 6 de novembro de 2011

Precisamos construir uma cultura de paz

Os valores que fundamentam a paz são: fraternidade, responsabilidade, respeito ao outro e aos diferentes, fé, e mediação pacífica dos conflitos.
Sônia Passos, da ONG Educadores para a Paz, faz algumas observações sobre o que é “Cultura de Paz”. Vejamos: A falta de uma ideia clara e precisa sobre o que é a paz faz com que se crie certa confusão sobre o que é e o que significa a paz. No plano interpessoal a expressão “deixe-me em paz” é muito comum e define a paz como tranquilidade, ausência de conflito. Este conceito restrito traz a ideia de paz negativa, desenvolvendo uma imagem passiva de paz, de difícil concretização. Segundo Galtung, existe hoje uma “pobreza do conceito de paz dominante”, que é necessário reformular. A concepção positiva de paz supõe não apenas ausência de relações conflituosas mas, acima de tudo, um esforço inteligente para prever ou resolver conflitos em potencial. Será a igualdade e a reciprocidade para que se possa falar em relações pacíficas.
A Unesco define cultura de paz como conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e modos de vida fundados sobre uma série de aspectos como, por exemplo, o respeito à vida, ao princípio de soberania, aos direitos humanos, à promoção de igualdade entre homens e mulheres e à liberdade de expressão; o compromisso de resolver pacificamente os conflitos; os esforços desenvolvidos para responder às necessidades planetárias; a promoção do desenvolvimento dos e entre os povos.
Este conceito de cultura de paz reconhece variáveis sociais, eonômicas e culturais e não se limita a arranjos sociais ou a realizações pessoais. A cultura de paz pressupõe dimensões coletivas e políticas estreitamente relacionadas com os conceitos de direitos humanos, democracia, justiça social e desenvolvimento. A paz é um processo dinâmico – não uma referência estática e imóvel – que exige a participação da cidadania em sua construção.

*Texto elaborado a partir do documento A Paz é Fruto da Justiça – CF 2009 – Fraternidade e Segurança Pública