quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fórum da Cultura da Paz caminhando junto com a Família

Para encerrar as atividades da Semana de Mobilização Social, ocorreu no dia 19 de agosto a 3ª Caminhada pela Família por uma Cultura da Paz, com o tema ‘’Família, formadora de Valores Humanos e Cristãos’’.
A concentração ocorreu na frente da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, formando o ‘’Abraço da Paz” ao redor da praça Coronel Pedro Osório, seguindo pela rua Félix da Cunha até a Catedral São Francisco de Paula, onde as famílias receberam a benção e puderam assistir a uma revoada de pombos.
O acontecimento contou com a participação de cerca de 2 mil estudantes, pais e representantes de comunidades e teve como objetivo conscientizar as famílias para melhorias na formação e educação de seus membros.
A atividade foi promovida pelo CONER, Diocese Católica de Pelotas, 5ª Coordenadoria Regional de Educação e Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP.
O evento estava inserido na 6ª Semana da Família, realizada em Pelotas do 7 a 14 deste mês.
Estiveram presentes representantes do Fórum pela Cultura da Paz, das Secretarias Municipais, Fórum dos Conselhos, Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Grupo Apoio ao Esporte e Cultura- GAEC, Instituto de Humanidades/ Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos, Programa de Prevenção à Violência (PPV), Guarda Mirim, Banda do 4° Batalhão da Brigada Militar de Pelotas, escolas das redes estaduais e municipais da zona urbana e rural, além de suas bandas marciais.



Estiveram presentes:

Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes
Escola Municipal Doutor Balbino Mascarenhas
Escola Municipal Joaquim Nabuco
Escola Estadual Coronel Pedro Osório
Escola Estadual Parque do Obelisco
Escola estadual de ensino Fundamental Jornalista Delgar Soares
Escola Estadual Doutor Franscisco Simões
Ciep Escola EstadualFragata
Escola Mario Meneghetti
Instituto Nossa Senhora da Conceição
Instituto São Benedito


As bandas das Escolas:

Escola Dr Leiva Leite
Escola Jornalista Delgar Soares
Escola Independência
Escola Cecília Meirelles
Colégio Municipal Pelotense
Escola Municipal Joaquim Nabuco









terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mulheres do projeto Multiplicar concluem curso

No dia 19 de agosto, na Comunidade Eclesial de Base Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Dunas, aconteceu a última etapa do projeto Multiplicar, Curso de Prevenção à Violência,capacitação promovido pela CUT Regional de Pelotas e CPERS/Sindicato.
O tema foi trabalhado com a Lei Maria da Penha, desde setembro de 2009, com a coordenação de Marly Martins, Ana Paula Fonseca, Marta e Adriane Ferraz.
Estiveram presentes 40 participantes que receberam certificados e o caderno individual de produção de fanzine, arte que expressa sentimentos e idéias através de colagens, palavras, expressões, desenhos...
O curso estendeu-se em três espaços da região do Areal: Associação dos Moradores e Amigos do Nordeste de Pelotas- Amanpel, Comunidade Eclesial de Base Sagrada Família e Comunidade Eclesial de Base Nossa Senhora de Guadalupe.
Os depoimentos durante os encontros revelaram a necessidade de formação e entendimento da Lei, bem como da convivência em encontros, onde seja possível trocar as dificuldades e as alegrias diante dos desafios que as mulheres enfrentam como mães, esposas, trabalhadoras e cidadãs, dispostas a mudarem as relações, contribuindo para uma sociedade mais saudável e justa.
Segundo as coordenadoras, o projeto poderá dar continuidade a uma corrente de trocas e informações, e estarão à disposição para isso quando solicitadas.
No final, foi servido um bolo, expressando a partilha de carinho entre todas, como também se permitiram a um fraterno abraço, representando a alegria do convívio e a solidariedade entre elas.

Ana Helena Beckenkamp