quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Movimento de Fé e Política

Ocorreu na noite de sexta-feira, 17 de setembro na Casa da Irmandade ao lado da Catedral São Francisco de Paula,o encontro de " Fé e Política" da Diocese de Pelotas.
O encontro foi organizado pelo Fórum Municipal pela Cultura de Paz, Conselho de Leigos,Cáritas Diocesana e a Coordenação das CEBs( Comunidades Eclesiais de Base) e reuniu 60 pessoas membros das Pastorais, Paróquias, Movimentos, Igrejas Evangélicas, Entidades da sociedade civil e autoridades civis e eclesiásticas.
O evento teve a finalidade de refletir sobre o momento de eleições em nosso pais através da cartilha da CNBB, " Eleições 2010: o chão e o horizonte" e teve como assessores a Profª Ana Helena Beckenkamp( Mestre em Educação), que abordou o Ver, a Srª Cândida Fonseca ( Economista e Teóloga) que abordou o Julgar e o Prof Djalma Cremonese( Sociólogo / UFPEL) o Agir.
Foi boa a participação de jovens da Diaconia Operários de Cristo que apresentaram um teatro sobre o valor do voto consciente na abertura e contribuíram na conversa após apresentação do documento.
O desafio dos participantes após o encontro é multiplicar o tema nas comunidades e áreas de atuação.
No encerramento foi lido o " Último Discurso" escrito por Charles Chaplin no filme: " O Grande Ditador" ( 15/10/1940).
Em entrevista sobre a importância do encontro para as comunidades, a Profª Ana Helena Beckenkamp ressalta:
" Penso que as mudanças nas relações sociais, e em especial na política brasileira nos últimos anos, merecem análise dos fatores e fenômenos que estabelecem e ao mesmo tempo propõem outras formas de convivência entre a população e as relações com o poder e o estado. Nisso, é preciso entender nossa vida a partir de uma perspectiva de fé,de esperança em mudanças,intervindo no cotidiano,sendo construtor de um modelo político mais justo, igualitário. Nossas comunidades e o povo em geral rejeitam e até desprezam o fator político, que não é nada mais que sua própria vida,reforçando a condição de meros ouvintes ou recebedores de "instruções" para o voto.Logo, há desperdício nas escolhas,favorecendo sempre a dominação e a ignorância diante do desconhecimento do poder popular para retirar de cena os maus políticos.Se houver reprodução destes encontros na base,certamente haverá mudanças".
A Cartilha de Formação da CNBB, pode ser encontrada nas livrarias católicas e no secretariado diocesano de pastoral.


Júlio Lázaro Torma- Membro da Equipe Diocesana da Pastoral Operária ( Diocese de Pelotas/ RS)










*link do ClicRBS - http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2010/09/21/encontro-da-diocese-abre-espaco-para-discussao-sobre-politica

Nenhum comentário:

Postar um comentário