sexta-feira, 30 de julho de 2010

Atividades lúdicas e culturais na Escola Franklin Olivé Leite

O Fórum da Cultura pela Paz foi apresentado no dia 16 de julho na Escola Franklin Olivé Leite, sob a responsabilidade da diretora Roselaine Alves, da coordenadora Márcia Lima, da supervisora do projeto Escola Aberta Maria Cristina Azambuja, as vices-diretoras Ana Cristina Leal, Marlene Rodrigues e Emília Lemes. A apresentação contou com atividades lúdicas e culturais e a participação de alunos, professores e convidados.
Vários alunos apresentaram-se recitando poemas, fazendo cirandas e promovendo a paz através de faixas e balões brancos com a palavra “paz”. Havia também um telão com fotos de alunos e funcionários da escola com a frase: “A Paz depende de Nós”. Um aluno disse “será que precisamos dessa maldita guerra?”, frase a qual arrancou muitos aplausos do público presente.
Após as apresentações, alunos, professores e funcionários cantaram a canção “A Paz”, do grupo Roupa Nova, versão em português de “Heal the World”, de Michael Jackson. O encerramento foi feito através de uma passeata de todos os participantes pelas avenidas principais do bairro Lindóia, Ernani Osmar Blass e José Rizzolo.
Na segunda-feira, dia 19 de julho, o Fórum da Cultura da Paz, realizou a sua atividade de sensibilização com os professores, funcionários e responsáveis, nos turnos manhã e tarde. Pela manhã, coordenado pela Diná Bandeira, com a colaboração de Jorge Silva e Olenca Antunes e, à tarde, por Suely Leitzke, Cândida Fonseca e Dora Domingues.
A atividade foi dividida em três momentos: a acolhida, com a entrega de fitas brancas; logo após, a apresentação do Fórum, com mensagens de Paz em data show; uma atividade dinâmica, com a entrega de um questionário onde cada um deveria responder sobre como era o relacionamento na escola; em seguida as pessoas presentes foram divididas em grupos e fizeram um cartaz dizendo exatamente o que poderia ser feito para promover a paz . Todos apresentaram suas ideias, que em sua grande maioria visavam o respeito e o diálogo. Após, o espaço foi aberto para um debate no qual ficou definido que serão realizadas reuniões com maior frequência e que haveria uma comemoração trimestral de todos os aniversariantes que trabalham na escola.
A atividade finalizou-se com agradecimentos gerais e uma avaliação dos presentes pelo Fórum pela cultura da Paz.










Nenhum comentário:

Postar um comentário